Now Reading
Ensino Religioso e Libras para crianças

Ensino Religioso e Libras para crianças

blank
Material Didático

Duração da oficina: 1h:30m.

Título da proposta: Ensino Religioso e Libras para crianças.

Interessados: Professores do Ensino Fundamental.

Metodologia e relevância da proposta:

Proposta: Aprender e ensinar Libras nas aulas de Ensino Religioso.

Objetivo: Aplicar a alteridade no Ensino Religioso.

Contextos teóricos: Dicionário Ilustrado de Libras, Educação de Surdos (QUADROS, 1997) Surdez & Alteridade – Expressões religiosas de crianças surdas (CREPALDI-SOUZA, 2018).

Habilidades: Reconhecer atitudes éticas de respeito à vida e à dignidade humana; Identificar alteridades; Desenvolver alteridade; Aprender Libras.

Relevância da proposta: Este trabalho é relevante, pois trata da Surdez e da alteridade.

Contextos Práticos:

  • Assistir ao desenho: Helen Keller.
  • Produzir jogos facilitadores.
  • Produzir Projeto de Libras para seu ambiente de trabalho.

Proposta de Trabalhos

  • Chegada – Boas Vindas – Apresentação pessoal (10’). Se possível, uma pessoa surda deverá fazer parte do trabalho.
  • Alfabeto em Libras  (10’).
  • Problematização: Como será que uma criança surda pensa em Deus? (10’) – conversa sobre o tema.
  • Fundamentação teórica: – Usar o texto: Surdez & Alteridade – Expressões religiosas de crianças surdas (CREPALDI-SOUZA, 2018).
  • Desenho: Helen Keller (25’)
  • Em duplas: Filmar seu nome em Libras e apresentar para sua dupla e para a turma (5’).
  • Produção de Projeto de Libras para seu ambiente de trabalho (10’)
  • Avaliação da Oficina (10’).